Pages

domingo, 20 de novembro de 2011


                                Trilhas
            
         A metodologia do trabalho com trilhas está vinculado à concepção de explorar percursos, itinerários que casualmente se faz cotidianamente e perceba que nesse processo de trilha registra espaços geográficos, históricos e falas descritivas de onde o aluno percorre e que o mesmo faz de casa à escola, observando as instituições sociais locais como o posto de saúde, quadra de esporte, o programa PETI, as igrejas que se situam no percurso percorrido pela aluna tendo como acesso uma das principais avenidas que é Pedro Jorge (asfaltada recentemente pela Prefeitura de Itabuna-Ba). Em uma simples observação de uma rua, por exemplo, podemos elaborar trilhas virtuais que mostram os caminhos ou lugares que dão acesso de casa até a escola Padre Carlo Salerio (fundada pelos missionários italianos que participaram da formação da comunidade local). O trajeto foi fotografado e compartilhado com os colegas interagindo com outras disciplinas como Geografia, História e Língua Portuguesa. Esse trabalho permitiu que os alunos percebessem a realidade, as características e os recantos da sua região de moradia.
          Contudo, é de suma importância o reconhecimento de recanto que vivemos e reconhecer a relevância de atribuir o real significado dos segmentos constituídos no bairro em que habitamos.


                       Espaços e lugares do bairro São Pedro fotografados pelos 
                 alunos durante os trajetos.





















Um comentário:

  1. Maryland, o trabalho foi muito importante para a percepção do "seu lugar" pelo aluno. A análise mais detalhada mostra coisas interessantes que cotidianamente não percebemos. A comunidade é rica em história que precisa ser valorizada, por ser a história do aluno, do ser social que muito pode fazer pela melhoria do seu espaço.

    A proposta é continuar fazendo atividades utilizando o blog.

    Parabéns!

    ResponderExcluir