Olá alunos, chegou a hora de mostrar o que vocês aprenderam.
Estou aguardando a participação de vocês. Vamos lá!
No decorrer das aulas lemos e discutimos o texto sobre: A ocupação e a organização do espaço do Nordeste. Aqui, neste espaço vamos postar alguns comentários sobre dois pontos importantes abordados nos grupos.
1- Considerando a chegada dos europeus em nosso território, o Nordeste é a região de ocupação mais antiga do país.
2- Ao longo do século XVI, a organização do espaço do Nordeste esteve relacionada à economia canavieira.
os europeus fundaram vilas e cidade na nossa região, primeiro eles fizeram construções no litoral e mais pra frente eles ocuparam o interior do nordeste.
ResponderExcluirJEFFERSON SANTOS
2- Os colonizadores portugueses vieram para o nordeste explorar a economia da nossa região. Foi principalmente nessa região que se desenvolveu a agroindústria da cana-de-açúcar
ResponderExcluir2- Os europeus começaram a cultivar a cana-de-açúcar, durante o período colonial. No seculo XVI a cana foi o produto que ajudou na organização dos espaços do nordeste. Até hoje a atividade açucareira se destaca na nossa região.
ResponderExcluir2- Desde aquele tempo do periodo colonial a cana-de-açúcar se destacou na região nordeste. Os colonizadores portugueses trouxeram os negros da África para trabalha nas plantações e nos engenhos que faziam açucar. Mais tarde eles plantaram algodão, criaram gado e depois a população foi indo para o interior da região nordeste.
ResponderExcluir1-No nordeste quando os europeus vieram ocupar a nossa região,eles exploraram tudo que tinha aqui e mandava para outros lugares,os colonizadores só queriam lucrar com nossos produtos.
ResponderExcluirO nordeste é a região de ocupação mais velha, onde cidades começaram a ser construidas ao longo do litoral .Salvador´Recife e São Luiz foram as primeiras a serem construidas aqui no Brasil . Durante todo o período colonial foram mais desenvolvidas do que São Paulo e Porto Alegre. O Nordeste foi a primeira região a ser explorada pelo colonizador português foi nessa região que cresceu a agroindústria da cana-de -açúcar, surgiram depois a criação de gado. a agricultura do algodão e a lavoura do
ResponderExcluirtabaco.Na época que a primeira região foi explorada , os negros foram trazidos da África para trabalhar nas plantações e nos engenhos de açúcar. A ocupação colonial era voltada somente para o enriquecimento da metrópole.
Os europeus chegaram a região nordeste os traços da colonizaçao existe nos lugares onde se encontram imoveis construídos naquela época como; Salvador, Recife e São Luiz essas cidades foram de grande importância no Brasil e teve um grande desenvolvimento no período colonial.
ResponderExcluirA região nordeste teve também uma grande importancia na economia no periodo da colonizaçõa portuguesa teve tambem sua conquista na agroindustria e na lavoura do tabaco. Tem um grande papel na economia e na nossa sociedade.
Arrancaram os negros da África para poder trabalhar na cana -de-açucar é que o
ResponderExcluirnordeste era a a principal região para cultivar a cana.
Entendi que os colonizadores escolheram cultivar aqui porque o clima litorãneo ajudou.
No século XVI aconteceu a organização do nordeste. Na ocupação do nordeste o comercio era mais para negociar a produção de cana para outros povos em outros lugares.
O Nordeste foi a primeira região ocupada pelos europeus, o plantio de algodão e a criação de gado levaram a população para o interior do Nordeste. A ocupação colonial deixou no Nordeste características marcantes, como a pouca vegetação original, que foi derrubada desde o século XVI. Os negros começaram a chegar na colônia portuguesa, na América no inicio do século XVI. Os primeiro grupos de escravos foram comprados pelos senhores de engenho da Zona da Mata nordestina para trabalhar na plantação e cultivo da cana-de-açucar.
ResponderExcluirGostei muito dos cometarios feitos pelos meus colegas e achei muito interessante estudar sobre a ocupação e a organização da região nordeste.
ResponderExcluirÉ isso aí!
ResponderExcluirGostei de ver a interatividade.
Precisamos nos adequar às novas tecnologias, para produzir o conhecimento de forma democrática e acessível a todos.